Sociedade

Via Algarviana comemora 10 anos e há "reflexão" a fazer

 
A GR13 - Via Algarviana comemora, a 29 de maio, o 10º aniversário da sua inauguração.

 
Para assinalar a data, a Associação Almargem promove as Jornadas de Reflexão "O papel da Via Algarviana no Ecoturismo do Algarve", a realizar no Espaço Guadiana, em Alcoutim, com entrada gratuita mas a inscrição é obrigatória.
 
Com início às 9h30, os vários painéis propõem uma reflexão desde a génese do projeto, recordando os primeiros passos até à sua inauguração enquanto Grande Rota Pedestre, em 2009. 
 
Segundo a Almargem, haverá ainda espaço para a análise do contributo socioeconómico da Via Algarviana para a região, com a participação de empresários fixados ao longo da rota. 
 
“Eu percorri a Via Algarviana” apresentará os casos de quem realizou os cerca de 300 quilómetros do traçado, contando com testemunhos de participantes nas modalidades pedestre, BTT e trail.
 
Na segunda parte do evento, Anabela Santos, coordenadora da Via Algarviana, apresenta as candidaturas aprovadas que se encontram a decorrer: “Via Algarviana – (Des)envolvendo o Interior do Algarve”, financiada pelo Turismo de Portugal e incluída na Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, e "Revitalizar Monchique, o turismo como catalisador", desenvolvida em parceria com a Região de Turismo do Algarve, a Associação de Turismo do Algarve e o Município de Monchique. 
 
O dia de comemoração encerra com um debate sobre o futuro da Via Algarviana, numa mesa redonda que reúne várias entidades parceiras, com a presença de Filipe Silva, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve e da Associação de Turismo do Algarve, bem como os representantes do executivo dos municípios de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila do Bispo, parceiros do projeto. 
 
Durante o fim de semana de 1 e 2 de junho, irá decorrer o evento “10 anos, 10 caminhadas na Via Algarviana” com passeios pedestres em vários setores e ligações da Rota, de Alcoutim ao Cabo de São Vicente, em Sagres.
 
O evento conta com o patrocínio da ANA - Aeroportos de Portugal e o apoio dos municípios parceiros, da Junta de Freguesia de Cachopo e das empresas GeoWalks&Talks, ProActiveTur, Walkin'Sagres e Zen Trekk. 
 
A participação em cada caminhada tem um custo de 3€ (inclui seguro e brinde), mediante inscrição prévia no formulário disponível em www.viaalgarviana.org, até às 18 horas do dia 29 de Maio.