Sociedade

Tavira assinala Semana da Diabetes

 
Entre os dias 12 e 18 de novembro, Tavira assinala a Semana da Diabetes.

 
Conforme explica a autarquia em nota de imprensa, trata-se de uma iniciativa que visa sensibilizar e consciencializar a população para a prevenção e controlo da doença, assim como promover a cidadania saudável.
 
O programa do evento contempla, nos dias 12 e 15, a dinamização de atividades com alunos dos estabelecimentos escolares, designadamente, hip hop kids, círculo humano unidos pela diabetes e os ateliês: “Uma família com diabetes Tipo 1”, “Dia a Dia na Diabetes” e “Vamos aprender a comer… melhor”.
 
Prevê-se, ainda, a dinamização de atividades com os encarregados de educação, bem como a ação de sensibilização “A família de mãos dadas pela diabetes”.
 
Nos dias 13 e 16, pelas 10h00, terá lugar, na freguesia de Cachopo e na Junta de Freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, respetivamente, a ação “Prevenir é o melhor remédio para a diabetes”. 
 
Já no dia 14, data em que se comemora o Dia Mundial da Diabetes, decorre, pelas 09h30, no auditório do Clube de Tavira, a sessão de abertura das celebrações, a qual conta com a presença do ACeS Algarve III Sotavento, ARS Algarve, Câmara Municipal de Tavira, U.C.C. Talabriga e do responsável pelo Projeto Comunitário Viver bem com a Diabetes.
 
Segue-se, no mesmo local, a conferência “A Diabetes e a dimensão familiar” e, posteriormente, a atuação dos grupos de cantares “Lado a Lado” e “Avós em Movimento”.
 
Pelas 11h30, terá lugar a ação “Prevenir é o melhor remédio para a diabetes” destinada à população adulta e sénior. A iniciativa integra rastreios por profissionais de saúde certificados.
 
Para o dia 18 está agendada, para as 10h00, com partida na Praça da República, a caminhada pela diabetes, a qual será antecedida pela criação do círculo humano.
 
No local, entre as 09h00 e as 11h30, encontrar-se-á uma equipa da U.C.C. Talabriga para avaliação da TA e glicemia capilar.
 
O aumento acentuado da prevalência da diabetes é preocupante, em Portugal e no mundo, pelo que importa unir esforços na luta contra a sua expansão e reduzir os danos morais, físicos e económicos associados a esta patologia.
 
Esta iniciativa trata-se de uma organização da Unidade de Cuidados na Comunidade Talabriga, do Projeto Comunitário Viver bem com a Diabetes, do Projeto Literacia em Saúde, da equipa de Saúde Escolar, da ARS Algarve, do ACeS Algarve III Sotavento e da Câmara Municipal de Tavira.