Sociedade

Tavira “abre portas” a nova edição da Rota do Petisco

 
Entre 24 de abril e 26 de maio, 46 estabelecimentos de restauração do concelho de Tavira, integram um dos maiores eventos gastronómicos do Algarve.

 
A Rota do Petisco inclui soluções para todos os gostos, sendo possível optar pelos restaurantes mais tradicionais ou, até mesmo, por restaurantes fine dining algarvios que não ficaram de fora desta iniciativa e que, durante quatro semanas, apresentam petiscos entre os €2 e €3 (bebida incluída) preparados por chefs de renome convidados para o efeito.
 
A Rota do Petisco é um projeto de cariz cultural e recreativo com origem na cidade de Portimão que consiste num roteiro gastronómico, envolvendo diversos estabelecimentos de restauração organizados por zonas geográficas distintas.
 
A decorrer desde 2011, a Rota do Petisco tem crescido de ano para ano. Com uma adesão de 31 estabelecimentos de Portimão na primeira edição, a Rota registou, em 2018, a maior abrangência de sempre com 277 restaurantes aderentes, distribuídos por 13 concelhos: Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Silves, Monchique, Lagoa, Albufeira, Faro, Olhão, São Brás de Alportel, Tavira e Castro Marim.
 
Dinamizado pela Associação Teia D’Impulsos com o apoio de várias entidades locais públicas e privadas, a Rota do Petisco visa a promoção da restauração e do comércio local, a divulgação da gastronomia tradicional do Algarve, bem como a revitalização das localidades aderentes através de animação social e cultural e o enriquecimento da oferta turística da região fora da época alta.