Sociedade

Saiba como fazer esteiras em cana em ação louletana

 
No próximo dia 19 de outubro, sábado, o Município de Loulé promove uma atividade de aprendizagem da construção de esteiras de cana, que visa a valorização e promoção dos produtos locais, inserido no Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos.

 
Conforme explica nota da autarquia «outrora, esteiras cobertas de figos a secar ao sol, cobriam as açoteias das casas algarvias. Durante o dia permaneciam estendidas e ao anoitecer eram enroladas, de forma a proteger o precioso fruto que albergavam. A aprendizagem da técnica de construção de esteiras é um saber que importa preservar e transmitir, não só para produzir esteiras com finalidade utilitária, mas também peças inovadoras com outras funções, ou simplesmente como experiência cultural e turística».
 
A atividade é gratuita mas carece de inscrição prévia, estando limitada a um número máximo de 10 participantes com mais de 16 anos, pelo que acontece no Palácio Gama Lobo, sede do projeto Loulé Criativo, entre as 10h00 e as 17h30.
 
Os interessados poderão descobrir esta e outras experiências criativas ligadas às nossas tradições e costumes através do website www.loulecriativo.pt