Sociedade

Rei D. Dinis e Rainha Santa Isabel em destaque na edição deste ano do "Salir no Tempo"

 
Entre 19 e 21 de julho, a Vila de Salir recria mais uma vez, momentos importantes que marcaram a História de Portugal. Em 2019, o "Salir no Tempo" propõe uma viagem até ao reinado de D. Dinis.

 
Assim, e de acordo com informação avançada pela autarquia louletana, organizadora do evento, "vai ser recriada a vida no período posterior à conquista do Algarve por D. Afonso III, pai de D. Dinis, numa altura em que existia uma convivência entre religiões e muitos muçulmanos se converteram ao cristianismo e continuaram a viver no território português".
 
Neste âmbito, serão recriados momentos como o Tratado de Badajoz e Tratado de Alcanizes, a rota de Santiago e o agasalho aos peregrinos ou um momento dedicado aos 3 credos e às 3 culturas, nomeadamente uma “ketuba” (cerimónia matrimonial sefardita).
 
Com o objetivo de ilustrar a História de forma viva, o recinto contará com áreas temáticas, nomeadamente a Praça dos Ofícios, a Rua dos Tendeiros, o Mercado dos Infantes e Petizes, o Torneio de Armas a Cavalo, entre outros.
 
 
O "Salir no Tempo" integra, igualmente, como uma das suas principais atividades, um mercado medieval ao ar livre, baseado em produtos e ofícios deste período histórico. 
 
Contando com dezenas de artesãos da região, mas também vindos de outras partes do país e mesmo internacionais, o mercado divide-se em duas grandes áreas: artesanato muçulmano e artesanato de base local.
 
A gastronomia, a animação, performances musicais e teatrais que visam a contextualização histórica e a criação de um ambiente de época, a dança do ventre, os cuspidores de fogo, as artes de falcoaria e a representação de diversas personagens pretendem marcar a experiência do visitante e proporcionar momentos de interação lúdica, realça a Câmara de Loulé.
 
As portas abrem às 19h00, na sexta-feira e no sábado, e às 18h00 no domingo. Os bilhetes têm um preço de 3 euros (1 dia) e 5 euros (3 dias). Há ainda a possibilidade de aluguer de um fato da época no local.