Economia

CRESC Algarve 2020 atinge 100% de taxa de execução

 
O Programa Operacional Regional CRESC Algarve 2020, um instrumento financeiro de apoio à região financiado pela União Europeia, atingiu 100% de taxa de execução, anunciou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

Em comunicado, a CCDR do Algarve esclarece que o programa dispôs de quase 319 milhões de euros de fundos distribuídos pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Fundo Social Europeu (FSE), sendo 140 milhões destinados às empresas.
 
Esta ajuda europeia foi aprovada 2014 e inserida no processo de programação nacional de fundos para o período 2014-2020, de acordo com as orientações definidas pelo Governo português, lê-se na nota.
 
Os beneficiários, principalmente municípios, entidades públicas, setor social e empresas, tiveram até ao último dia de 2023 para efetuar os pagamentos das últimas faturas do CRESC 2020, acrescenta a CCDR.
 
Estes fundos europeus eram dirigidos ao desenvolvimento da região, tendo sido utilizados, por exemplo, para aumentar a capacidade de exportação das empresas algarvias, tornar mais eficiente a administração pública, melhorar o acesso ao emprego dos jovens, reforçar o ensino profissional ou apoiar o caminho para uma economia mais amiga do ambiente, conclui.
 
Lusa