Sociedade

Pelo 4º ano consecutivo, todas as praias de Albufeira estão em tons de azul

 
Desde o dia 7 de junho que, as praias do concelho de Albufeira foram hasteadas de azul. A data coincidiu com o hastear das Bandeiras Azuis da Europa (BAE) e colocou as 25 praias do concelho, em destaque.

 
Numa cerimónia onde compareceram as principais entidades com responsabilidades sobre a gestão da orla costeira, e que serviu para hastear, em simultâneo, as bandeiras Praia Acessível.
 
Refira-se que as 16 zonas balneares qualificadas de Praia Acessível dispõem de todas as condições para receber banhistas com mobilidade reduzida, nomeadamente lugares de estacionamento, devidamente identificados, rampas e equipamentos próprios para facilitar o acesso e a deslocação ao areal e à zona de banhos. 
 
Este é o quarto ano consecutivo que o Município de Albufeira vê a totalidade das suas zonas balneares serem reconhecidas com o símbolo máximo da qualidade ambiental.
 
“Albufeira já não é uma pequena vila, cresceu e passou a cidade em 1986, sendo atualmente conhecida como a capital do turismo nacional, o que, naturalmente, se traduz numa enorme responsabilidade para a Autarquia”, referiu José Carlos Rolo.
 
“Conforme disse, no passado dia 15 de maio, aquando da abertura oficial da época balnear, volto, agora, a reafirmar que estamos preparados para receber os milhares de pessoas que todos os anos escolhem Albufeira como destino de férias e que, juntamente com as restantes entidades com responsabilidades nesta área, tudo faremos para continuar a merecer este estatuto de excelência”, destacou o presidente da Câmara Municipal, à margem da cerimónia.
 
José Carlos Rolo afirmou ainda que o Executivo continua empenhado em melhorar todas as questões que se prendem com o equilíbrio ambiental e com a qualidade de vida de quem vive e trabalha em Albufeira. “Há que continuar a manter a qualidade ambiental das nossas praias, pugnar pela limpeza urbana, pelo tratamento das águas interiores, por manter o espaço público arrumado, investir na eficiência energética, com vista à redução do CO2, na aquisição de viaturas elétricas e veículos pesados a gás natural – vamos investir fortemente nisso – para que daqui a uns anos possamos ser considerados um Município exemplar a nível ambiental”.