Ambiente

Município de Lagoa iniciou substituição de mais uma conduta adutora

 
O Município de Lagoa iniciou a obra de substituição de mais uma das principais condutas de distribuição de água no concelho, desta feita da conduta adutora da Cerca da Lapa – Moinhos – Vale de Milho, num investimento de cerca de 1 milhão e 200 mil euros, numa intervenção com mais de 5 quilómetros de extensão.

 
 
O Município de Lagoa explica em nota de imprensa, que "encontra-se a implementar medidas estruturais de resposta à poupança de água e à renovação da rede de abastecimento de água do concelho".
 
Esta intervenção faz parte da 1ª fase de reformulação e otimização do sistema adutor do concelho, prevista no Plano Tático de Gestão Patrimonial de Infraestruturas do Município de Lagoa, tal como a que teve início há uma semana para substituição da conduta adutora entre Lagoa – Estômbar – Calvário e a obra de instalação de Zonas de Medição e Controlo (ZMC’s) que estão em curso na zona da Praia do Carvoeiro. 
 
Para além das duas condutas adutoras que já se encontram a ser substituídas e das ZMC’s que se encontram a ser instaladas, bem como aquelas que já foram instaladas, o Município de Lagoa acrescenta que irá, daqui a poucos dias, iniciar a substituição da conduta Cerca da Lapa – Sesmarias. O investimento municipal, no que à água diz respeito, já ultrapassa os 5 milhões de euros e irão renovar mais de 15 quilómetros da rede de abastecimento de água do concelho.
 
“Estas intervenções já vêm a ser preparadas há mais de dois anos e são intervenções estruturantes que permitirão à autarquia dar uma resposta determinada aos problemas da falta de água, evitando pedir mais esforços à população”, afirma Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.