Economia

Ministro do Ambiente inaugurou ETAR de Faro - Olhão símbolo de um Portugal moderno

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, inaugurou esta manhã, a nova ETAR de Faro Olhão, bem como o respetivo Sistema Elevatório de Olhão Faro.

 
O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, também esteve presente, assim como o Presidente do Grupo Águas de Portugal, João Nuno Mendes, o Presidente da AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve, Jorge Botelho, para além dos autarcas dos concelhos abrangidos por esta infraestrutura, Faro, Olhão e São Brás de Alportel, entre muitos outros convidados.
 
A nova ETAR instalada no sítio dos Salgados, concelho de Faro, foi um investimento da Águas do Algarve, que envolveu não só a construção da ETAR de Faro-Olhão mas também o Sistema Elevatório de Olhão-Faro, ultrapassando os 22 milhões de euros, com financiamento do Fundo de Coesão, no âmbito do Programa Operacional Temático Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.(POSEUR)
 
A infraestrutura vai tratar as águas residuais de uma população de cerca de 113 mil habitantes.
 
Na cerimónia oficial de inauguração o Presidente da Câmara Municipal de Faro Rogério Bacalhau, disse que a ETAR Faro-Olhão é uma infraestrutura «com que nós sonhamos na última década e que está finalmente pronta».
 
Um projeto que apresenta «as mais inovadoras soluções tecnológicas que permitem um tratamento eficaz das águas residuais, sem poluição e sem cheiros, preservando a Ria Formosa, no total respeito pelo ambiente e eco-sistema, para que o Algarve tenha uma marca, que valoriza e protege o ambiente», realçou.
 
Rogério Bacalhau, defendeu que um melhor ambiente é também uma aposta para um turismo de qualidade, recordando os tempos em que ter água em casa «era um privilégio de alguns, e hoje esse cenário não se põe, com o contributo da Águas do Algarve».
 
O edil farense relembrou o desempenho do atual Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, no tempo em que foi presidente da Águas do Algarve, «batendo-se por esta solução tecnológica».
 
Na mesma comunicação o edil lembrou a grande evolução que o Algarve presenciou desde os anos 80, «onde os autarcas da altura, desprezavam o ambiente, felizmente esse tempo já passou, a Ria Formosa deixou de receber descargas de águas residuais e as zonas ribeirinhas passaram a estar na agenda dos municípios e dos autarcas, uma forma de marcar um tempo novo».
  
Joaquim Peres, Presidente da Águas do Algarve, disse que a região está de parabéns,«porque consegue oferecer a quem mora e a quem nos visita soluções de excelência, como por exemplo a qualidade da água que se bebe das torneiras».
 
O responsável disse que fechou-se um ciclo, mas há outros a desenvolver, designadamente a conservação e manutenção das infraestruturas «diz-se que bom é ter, mas melhor é conservar e saber conservar, é esse o desafio que temos pela frente».
 
O Presidente da Águas do Algarve, anunciou que está ainda prevista junto à nova ETAR, a criação de estufas de secagem de lamas com luz solar e a instalação de um parque fotovoltaico.
 
A ETAR Faro-Olhão alberga ainda um "open space" dedicado à educação ambiental, uma sala aberta à comunidade escolar, «para que os mais novos aprendam a utilizar a água e o seu uso inteligente».
 
 
O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes destacou a mudança «espantosa que foi feita no Algarve», na área do ambiente.
 
O responsável deu o exemplo da Ria Formosa e da Foz do Arade, com a presença crescente da avifauna em locais sensíveis do ponto de vista ambiental. 
 
João Pedro Matos Fernandes, está de acordo com o Presidente da Águas do Algarve, quando diz que "fechou-se um ciclo", «mas acho que  abriu-se outro, e este já abriu antes, que é o de valorizar estes investimentos, de ter claramente uma perspetiva de eficiência energética, de tudo fazer, para que os produtos que aqui são tratados tenham eles próprios, uma vida circular e que possam ser utilizados mais vezes».
 
Segundo o Governante «o sucesso da qualidade das infraestruturas e no serviço prestado aos portugueses não está só ligado ao Grupo Águas de Portugal, está também ligado à forma partilhada com as autarquias do seu "know-how" as responsabilidades, a gestão e os investimentos».
 
Refira-se que a inauguração da ETAR Faro-Olhão aconteceu no dia em que o Grupo Águas de Portugal, celebra 25 anos de existência.
 
À margem da cerimónia o Presidente da autarquia de Olhão, António Miguel Pina, concordou com o Algarve Primeiro quando foi questionado, se o seu concelho é o mais beneficiado com a nova ETAR.
 
O edil respondeu que sim «na medida em que há muitos anos havia o problema da ETAR que se encontrava em incapacidade de resposta ás portas da cidade, afetando a qualidade de vida da população e também visitantes, ainda por cima numa cidade que é cada vez mais turística.Hoje foi encerrado esse ciclo, atrevo-me a dizer "esse fado" do mau cheiro em Olhão que durava há décadas, quer pela indústria conserveira quer pela antiga ETAR, acabou».
 
António Miguel Pina, adiantou ao nosso jornal, que a autarquia já apresentou um projeto à Águas do Algarve e à Secretaria de Estado do Ambiente, para a requalificação dessa lagoa, «por forma a continuar a receber água doce tratada, e atrair um conjunto de avifauna interessante, para que seja um espaço de birdwatching».
 
Muito próximo dessa lagoa, a autarquia também espera requalificar a zona envolvente, com a desativação das oficinas da Câmara Municipal, a constituição de um jardim e um espaço de fruição pública de abordagem à Ria Formosa, com um passeio pedonal, pelo talude das salinas até ao espaço da antiga ETAR.
 
Em termos de obras toda a zona ribeirinha da cidade, será requalificada até 2020, obras da responsabilidade da Sociedade Polis. Para já decorrem as obras de requalificação da Avenida 5 de Outubro, (avenida dos Marcados), que deverão estar concluídas até ao Verão de 2019.
 
Ao nosso jornal o autarca adiantou que a segunda fase arranca após o Verão de 2019 e contempla a requalificação dos dois jardins da frente ribeirinha, empreitada que deverá ser inaugurada antes do Verão de 2020. 
 
ETAR Faro - Olhão inaugurada no dia em que o Grupo Águas de Portugal comemorou 25 anos: