Sociedade

“Caminhada pela Diabetes” e conferência em Quarteira

 
No próximo dia 11, a cidade de Quarteira recebe a “Caminhada pela Diabetes”, uma iniciativa promovida pelo Lions Clube de Vilamoura, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira.

 
O início da prova acontece às 9h30, em frente ao Centro Autárquico de Quarteira, seguindo-se dois percursos: de 5km e de 8km. 
 
Conforme explica nota de imprensa da autarquia de Loulé, durante a manhã, das 10h00 às 12h00, também no espaço em frente ao Centro Autárquico, haverá um rastreio gratuito à diabetes destinado ao público em geral. 
 
Segue-se, às 13h00, um almoço-convívio solidário de São Martinho, no Restaurante Wild Chicken, no valor de 25€.
 
Durante a tarde, está prevista a realização de duas conferências, que terão como oradoras duas médicas: às 13h00, o tema apresentado por Mara Marques será a diabetes, e às 14h00, Maria José Pires vai falar sobre o trabalho levado a cabo pela Associação Oncológica do Algarve.
 
Recorde-se que o Dia Mundial da Diabetes assinala-se a 14 de novembro, com o objetivo de sensibilizar e chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da Diabetes.
 
Atualmente, a Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente. Atinge já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo. Portugal posiciona-se entre os países europeus que registam uma das mais elevadas taxas - 13,3% da população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, o que corresponde a mais de um milhão de indivíduos, de acordo com os últimos dados do Observatório Nacional da Diabetes.