Economia

Inaugurado em Faro primeiro posto de carregamento rápido para veículos elétricos da rede EDP/BP

Gonçalo Castelo Branco da EDP e João Caetano da BP
Gonçalo Castelo Branco da EDP e João Caetano da BP  
 
 
Posto da BP da Avenida Cidade Hayward em Faro
Posto da BP da Avenida Cidade Hayward em Faro  
É o primeiro de 30 postos da parceria das duas empresas, e foi esta tarde inaugurado no Posto de Abastecimento BP da Avenida Cidade de Hayward, dando início ao plano da EDP e BP para a mobilidade elétrica.

 
Ao Algarve Primeiro João Caetano da BP, referiu que a base da parceria é a sua expansão a nível nacional. Faro recebe assim o primeiro posto de carregamento elétrico, «este foi o pontapé de saída para a colocação de vários postos de carregamento rápido na rede BP, temos o objetivo inicial de 30 de uma rede de 470 postos, no Algarve para já existe este, seguramente virão outros».
 
Sobre a escolha de Faro para esse "pontapé de saída" o representante da BP salientou o facto de o Algarve ser uma região marcadamente turística, «é também uma região que ao longo do ano já não tem a sazonalidade que tinha, para além do espaço que o Posto de Combustível de Faro oferece para instalar o novo serviço».
 
Gonçalo Castelo Branco da EDP adiantou ao nosso jornal que esta parceria justifica-se na medida em que Portugal está a duplicar nos últimos anos, o número de carros elétricos a cada ano, «2018 fechou com 16 mil carros elétricos, este ano podemos terminar com cerca de 30 mil».
 
O representante da EDP confirmou que a rede de carregamento rápido em Portugal está em franca expansão, com cerca de 70 postos do género, «e com essas características vamos instalar mais 30 a nível nacional, integrados na rede Mobi.E».
  
Gonçalo Castelo Branco explicou que os postos EDP/BP fazem carregamentos para 100 a 150 quilómetros, em cerca de 30 minutos (com uma cobrança aos clientes de 15 cêntimos por minuto). Nos próximos dias serão inaugurados novos postos na Maia, Espinho, Seixal e Loures.