Sociedade

Fusões artísticas, percussão, guitarras e sustentabilidade animam 5 festivais algarvios

 
O Algarve apresenta um leque variado de opções culturais e artísticas a acontecer em diversos concelhos, que começam em junho e retomam em setembro.

Cinco festivais distintos, cada um com um conceito e identidade únicos no panorama de festivais nacionais. Uma oportunidade de descobrir um Algarve diferente, através da cultura, fora da habitual época balnear.
 
Naquela que será a sua terceira edição, o VENTANIA - Festival de Artes Performativas do Barlavento volta aos municípios de Lagos (2 a 4 de junho), Lagoa (10 e 11 de Junho) e Portimão (11 de setembro), oferecendo uma programação diversificada com uma pluralidade de linguagens artísticas existentes nas artes performativas. O festival, promovido pelo TEL - Teatro Experimental de Lagos, aposta na sensibilização para as temáticas da cidadania global e da sustentabilidade ecológica, tendo nesta edição especial ênfase na edificação de uma dinâmica de cocriação com as comunidades locais.
 
A proposta é sair de Lagos e rumar a Alte, para o FUSOS – Festival de Fusões Artísticas que começa a 3 de junho e termina a 6, oferecendo uma vez mais, uma experiência no seio da mística aldeia de Alte.
As fusões entre os mais variados tipos e conceitos artísticos voltam a assumir o papel de predominância num festival único pela forma como se interliga com a paisagem natural da aldeia de Alte. 
 
Segue-se o DPP – Dias da Percussão Portimão que inaugura a sua primeira edição de 25 a 27 de junho. Com uma programação musical diversificada dentro do género, que se estende desde a música contemporânea, clássica e ao jazz, o DPP 21' pretende dar-se a conhecer como uma plataforma inédita de promoção da percussão como linguagem artística universal de união e diálogo.
 
Para além dos concertos, nos quais figuram artistas de renome nacional e internacional, o festival conta ainda com uma talk online, desfiles e oficinas de percussão, direcionadas em particular para o público infanto-juvenil.
 
Excepcionalmente seguidos este ano, dada a pandemia, realizam-se de setembro a novembro dois festivais em que a guitarra é a protagonista. Integrado na iniciativa "Lagoa, Cidade Sustentável", o Município de Lagoa apresenta o 8º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, que irá decorrer este ano entre 11 de setembro e 1 de outubro. A cidade torna a ser palco de uma programação diversificada, composta por nomes de referência da guitarra a nível nacional e internacional. Aliada à oferta musical, a promoção do património assume um especial relevo neste festival, sendo que os vários espetáculos dão a conhecer ao público os mais emblemáticos sítios, monumentos e infraestruturas da cidade.
 
A celebração da Guitarra continua em Faro com o 5º Festival Internacional de Guitarra de Faro. Dois fins de semana (30 e 31 de Outubro e 5 e 6 de Novembro) que abrem a cidade de Faro a todos os cidadãos numa verdadeira celebração do melhor que a Guitarra tem a oferecer nas suas diversas sensibilidades artísticas e musicais.
 
DATAS:
 
VENTANIA – Festival de Artes Performativas do Barlavento
2 a 4 de Junho (Lagos)
10 e 11 de Junho (Lagoa)
11 de Setembro (Portimão)
 
FUSOS – Festival de Fusões Artísticas 
3 a 6 de Junho
 
DPP – Dias da Percussão Portimão 
25 a 27 de Junho 
 
8º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa
Setembro - 11 e 12 / 18 e 19 / 25 e 26
1 de Outubro
 
5º Festival Internacional de Guitarra de Faro
30 e 31 de Outubro
5 e 6 de Novembro