Desporto

Faro recebe a mais dura prova de resistência em bicicleta do mundo

Axel Carion - KAPAK (BikingMAN team)
Axel Carion - KAPAK (BikingMAN team)  
“BikingMan Portugal #1”, a primeira prova de ultrarresistência em Ciclismo em autonomia total a realizar-se em Portugal vai para a estrada na madrugada do próximo dia 23 de setembro a partir de Faro.

 
Para esta edição inaugural, que percorrerá as regiões do Algarve e Alentejo, o atleta mais rápido terá como objetivo completar o percurso de 952 quilómetros em 40 horas, sem dormir. Todos os atletas serão acompanhados ao vivo através de um rastreador GPS de primeira classe, com função adicional de SOS. A sua progressão será seguida por milhares de pessoas através de um site de rastreamento ao vivo dedicado ao evento, explica nota da Câmara de Faro.
 
São esperados 80 dos melhores ciclistas de resistência do Mundo, oriundos de mais de 20 países (de regiões como os Emirados Árabes Unidos, Europa, África e América), naquela que será mais uma corrida do troféu mundial BikingMan, circuito que inclui etapas no Sultanato de Omã (24 de fevereiro), Córsega (29 de abril), Laos (20 de maio), Peru (14 de agosto), Portugal (23 de setembro) e Taiwan (4 de novembro). 
 
A prova arranca às 5h00 da madrugada de 23 de setembro, no jardim Manuel Bívar, que constitui também o ponto de chegada para os resistentes ciclistas, que deverão cortar a meta gradualmente a partir do dia 25 de setembro. A prova apresenta apenas dois pontos de controlo operados pela Organização: o primeiro em Vila Viçosa, no coração do Alentejo, e o segundo em Sagres.
 
Os atletas irão pedalar em sistema de etapa única, pelo que transportam consigo a própria água, alimentação e material de reparação da bicicleta, administrando os tempos de descanso/repouso, pois não poderão beneficiar de qualquer assistência externa durante a totalidade da prova. 
 
A organização é da BikingMan, à qual a autarquia de Faro se associou. A apresentação do evento tem lugar no Salão Nobre dos Paços do Município, no dia 22, pelas 14h00.