Sociedade

Escoteiros de Vila Real de Santo António realizaram "Rumo à Conquista" no castelo de Alcoutim

 
 
Foi no passado fim-de-semana de 2 e 3 de Março que o Grupo 60 da Associação dos Escoteiros de Portugal, de Vila Real de Santo António, realizou a atividade "Rumo à Conquista", na vila de Alcoutim.

 
Tendo como base de operações o castelo da vila, cedido pela Câmara Municipal de Alcoutim, os escoteiros do Grupo 60 e convidados do Grupo 197 de Quelfes realizaram um conjunto de atividades que tiveram como imaginário a História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa.
 
Segundo os escoteiros-chefes da organização, "o objetivo pedagógico da atividade passou por sensibilizar os jovens para a História da Expansão Ultramarina Portuguesa e do Património Cultural e Natural de Alcotim através de um conjunto de modalidades. Desde raids de orientação por carta militar e imagem de satélite, passando por canoagem, campismo, rapel, pioneirismo, culinária e animação". 
 
O término da atividade foi pautado por uma visita de barco a San Lucar del Guadiana, onde o arqueólogo espanhol Jesus de Haro fez uma visita guiada ao castillo de San Marcos, um monumento da arquitetura militar da Idade Moderna conquistado e parcialmente restaurado por Portugal em 1666, durante a Guerra da Restauração.