Sociedade

De uma assentada Albufeira vai ter canil municipal, parque canino, cemitério para animais e veículo veterinário de socorro

Cláudia Guedelha - Vereadora da Autarquia de Albufeira
Cláudia Guedelha - Vereadora da Autarquia de Albufeira  
Canil Municipal - Arquiteto Pedro Castro da empresa Psicrómetro
Canil Municipal - Arquiteto Pedro Castro da empresa Psicrómetro  
Parque Canino - Arquiteto da CM Albufeira - Ricardo Nascimento
Parque Canino - Arquiteto da CM Albufeira - Ricardo Nascimento  
Cemitério Animal - Arquiteto da CM Albufeira - Ricardo Nascimento
Cemitério Animal - Arquiteto da CM Albufeira - Ricardo Nascimento  
Viatura de Socorro Animal - Veterinária Municipal - Cristina Simões
Viatura de Socorro Animal - Veterinária Municipal - Cristina Simões  
Teve lugar esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho a apresentação de projetos e empreitadas para a área do bem-estar animal no concelho de Albufeira, nomeadamente o canil municipal, parque canino, cemitério de animais e adaptação de uma viatura já adquirida pela autarquia para socorro animal.

Trata-se de um projeto implementar junto aos armazéns municipais que dará resposta a várias necessidades, que visam reforçar a atividade do Centro de Bem-Estar Animal, projeto vencedor da 1ª edição do Orçamento Participativo de Albufeira.
 
Relativamente ao canil municipal, o investimento será de 709 mil euros, cuja empreitada é para arrancar em abril com um prazo de execução de 180 dias, o parque canino terá um custo de 187 mil euros com início das obras previsto também para abril e um prazo de execução de 75 dias, já o investimento no cemitério para animais será de 292.958 euros com início em agosto e um prazo de execução de 100 dias.
 
Na apresentação destes projetos, a Vereadora da autarquia Cláudia Guedelha, chamou a atenção para «os anos de trabalho que temos realizado em conjunto com o SEPNA da GNR, com os Bombeiros Voluntários de Albufeira e associações no sentido de criarmos respostas assertivas às necessidades que temos vindo a registar no concelho». 
 
Foi dado um agradecimento especial ao autarca de Albufeira, José Carlos Rolo, «por ter dado "carta branca" e por abraçar de forma tão generosa em todos os momentos esta ideia». 
 
Relativamente à viatura de socorro animal, a veterinária municipal Cristina Simões, explicou que esta valência vai ser dividida em duas partes - uma técnica e outra de transporte, «a mesma estará equipada para transportar 5 animais em simultâneo e em segurança com a possibilidade de fazermos assistência básica de vida ao animal». Outra mais-valia é a prestação de cuidados de saúde em situações de calamidade, (sismo, cheias ou incêndio), e de transporte em dignidade dos animais quer de recolha para o centro animal quer para clínicas privadas. Cristina Simões registou com agrado a concretização deste projeto, referindo que «é bom que ele exista, mas era ótimo que poucas vezes fosse usado».
 
O Presidente da Câmara de Albufeira, falou de um plano estratégico para o concelho, com quatro valências que estão interligadas. O autarca frisou o facto de haver cada vez mais pessoas que têm em casa um animal de estimação, «é bastante notório vermos pessoas a passearem os seus animais na rua e nós temos de estar preparados para responder a essa nova realidade, contando para tal com o apoio fundamental dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e também da GNR». José Carlos Rolo chamou a atenção que não basta criar equipamentos para o bem-estar animal, sendo necessário contar com o apoio da comunidade, «é preciso que as pessoas saibam ter animais de estimação e assumam as responsabilidades a que estão obrigadas, nomeadamente não podem ir à rua com os animais e deixarem os dejetos na via pública, infelizmente ainda se vê muitos casos destes mas é importante fazer essa sensibilização».
 
José Carlos Rolo:Presidente da CM Albufeira 
 
Paulo Freitas, Presidente da Assembleia Municipal que também esteve presente na sessão, vincou a importância dos projetos para o concelho, falando de um estímulo à educação das pessoas: «falo de questões de higiente, de segurança, de respeito com os outros animais e com as outras pessoas, é verdade que há direitos, mas também deve haver respeito pela regras de conduta», declarou.   
 
Paulo Freitas:Presidente da Assembleia Municipal de Albufeira