Sociedade

Castro Marim encheu-se de música no 100º aniversário da Sociedade Recreativa Popular

 
A Sociedade Recreativa Popular - Banda Musical Castromarinense celebrou no sábado, o seu 100.º aniversário, com uma programação cultural que incluiu atuações musicais, inauguração de uma exposição e bandas convidadas.

 
O dia começou com uma receção do grupo musical às bandas convidadas, a Filarmónica Artística Pombalense e Banda Filarmónica Artistas de Minerva, que percorreram as ruas da vila.
 
Ao mesmo tempo, o Município de Castro Marim preparou uma exposição na Casa do Sal, intitulada “100 memórias – 100 anos da Sociedade Recreativa Popular – Banda Musical Castromarinense”, que pretende recordar o nascimento deste grupo a 4 de maio de 1924.
 
Esta exposição, patente durante cerca de dois meses, dará a oportunidade de «reviver momentos através de objetos antigos como bandeiras, fardas, divisas, instrumentos e recortes de imprensa», lê-se na nota do Município.
 
A mostra será posteriormente enriquecida com a realização de várias atividades, encontros e ensaios in loco, com o 100.º aniversário a continuar a ser assinalado ao longo de todo o ano, incluindo um concerto a 24 de junho, Dia do Município de Castro Marim, com a participação dos UHF, no Revelim de Santo António.
 
O dia culminou com atuações da Banda Musical Castromarinense, da Filarmónica Artística Pombalense e da Banda Filarmónica Artistas de Minerva, na Casa do Sal.
 
A autarquia destaca que a participação desta sociedade na vida social, cultural e recreativa de Castro Marim «teve um profundo impacto na comunidade durante várias décadas, tendo ganho dinâmica com a Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974», sendo hoje «uma família que se reúne para ensaiar, partilhar histórias e criar algo maior do que a soma das suas partes individuais», conclui.