Sociedade

Busto de Salgueiro Maia inaugurado na madrugada de 25 de abril em Faro

Foto: Marques Valentim
Foto: Marques Valentim  
A União das Freguesias de Faro junta-se às festividades dos cinquenta anos do 25 de Abril com um vasto programa de atividades.

Esta tarde, pelas 18 horas, realiza-se no Conservatório Regional Maria Campina, uma cerimónia de homenagem a todos os autarcas das extintas freguesias da Sé e de São Pedro e da atual União das Freguesias de Faro, que desde 1976 trabalharam tanto na junta como na assembleia, sem esquecer as comissões administrativas destas Juntas de Freguesia que trabalharam entre 1974 e 1976, refere nota divulgada.
 
Para Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, “o 25 de abril de 74, foi um momento que não apenas mudou o curso de Portugal, mas também definiu o rumo de uma sociedade mais justa, livre e democrática, pois não só marcou o fim de um regime autoritário em Portugal, mas também representou o início de uma nova era de abertura e ligação com o mundo”.
 
Completa o autarca que, “em termos políticos, o 25 de abril permitiu que Portugal se reinventasse como uma democracia moderna e pluralista, baseada nos princípios fundamentais de liberdade, igualdade, justiça e com o Poder Local Democrático”.
 
Na madrugada do dia 25, às 00h21, momento em que há cinquenta anos a senha “definitiva” “Grândola Vila Morena” foi para o ar, será descerrado, na praça Salgueiro Maia, em Faro, um busto em bronze deste importante capitão de abril, que foi elaborado pelo escultor Pedro Félix.
 
Por fim, na tarde do dia 25, a União das Freguesias vai promover, no Pavilhão Desportivo da Penha, o seu já habitual torneio de minibasket “25 de abril”, que contará com a presença de mais de duas centenas de atletas.