Sociedade

Buba Espinho atua em São Brás de Alportel nas comemorações do 25 de Abril

Buba Espinho - Instagram
Buba Espinho - Instagram  
Em São Brás de Alportel as comemorações do 50º aniversário da Revolução do 25 de abril de 1974 tiveram início em janeiro e vão decorrer até ao final de 2025.

Já esta noite, (24 de abril) o serão é de poesia, na Biblioteca Municipal, com a participação de Sónia Pereira e Carlos Boita.
 
Amanhã, dia 25, as comemorações têm início pelas 10h00, nos Paços do Concelho, com a cerimónia de hastear da bandeira, ao som do hino nacional interpretado pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel e a colaboração do corpo de bombeiros voluntários. 
 
Às 10h30, no Largo de São Sebastião, o Grupo Carolas e muitos amigos que se associaram, apresenta a representação artística "25 de abril de 1974", fruto de uma iniciativa que irrompeu espontaneamente da comunidade.
 
O largo e troço sul da Avenida da Liberdade, estarão decorados por elementos artísticos de onde ressalta um cravo gigante que ultrapassa os 6 metros de altura.
 
Pelas 11h00, após uma breve visita à exposição "25 de abril: o virar da página... 50 anos de Democracia" que está patente na Galeria Municipal até 30 de abril e que estará em itinerância por diversos espaços do concelho a partir de maio, decorrerá a sessão solene comemorativa "Tributo à Memória, Sementes de Futuro", no São Brás Cineteatro Jaime Pinto, num momento em que o Município irá distinguir e homenagear "um conjunto de são-brasenses que semearam a Democracia, lutaram pela Liberdade e deram o seu contributo para a concretização da Revolução dos Cravos e da implementação do Poder Local Democrático, que foi outra das mais relevantes conquistas de abril", regista nota da autarquia. Os elementos das primeiras comissões administrativas, bem como todos os que desde 74 presidiram à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal serão dignos deste tributo.
 
Na cerimónia, alunos da turma de 3.º ano do Prof Jorge Gonçalves na Escola EB1 Ji de São Brás de Alportel e do CARTES – Conservatório de Artes do concelho, dirigido por António Jorge Pinto vão brindar os presentes com uma viagem musical pela Liberdade.
 
A terminar o dia, atua o artista português Buba Espinho, que irá partilhar o palco com o Coro Infantojuvenil da Liberdade, a partir das 21h30, no Largo de São Sebastião, com entrada gratuita.