Sociedade

ARS Algarve promove Rastreio do Cancro da Mama no concelho de Loulé

 
Desde a passada terça-feira e até ao dia 22 de agosto, está a decorrer o Rastreio do Cancro da Mama no concelho de Loulé.

 
Trata-se de uma iniciativa do Núcleo de Rastreios da Administração Regional de Saúde do Algarve, em colaboração com a Associação Oncológica do Algarve, no âmbito do Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve que está a convocar/convidar todas as mulheres dos 50 aos 69 anos inscritas no Centro de Saúde de Loulé.
 
As convocatórias são realizadas por carta do Núcleo de Rastreios da ARS Algarve com a marcação/convite para realizarem gratuitamente uma mamografia digital na Unidade Móvel que se encontra instalada junto ao Centro de Saúde de Loulé, das 09h00 às 13h30 e das 14h00 às 18h30 nos dias úteis, informou a ARS Algarve em comunicado.
 
Desde julho de 2017 que o rastreio é efetuado na Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama a 3D, com Tomossíntese e diagnóstico assistido por computador, sendo o Algarve a primeira região do País a realizar em todos os concelhos o rastreio com esta tecnologia de última geração, o que permite aumentar a taxa de deteção de cancros da mama, reduzir os falsos positivos e a dose de radiação aplicada em cada exame.
 
O programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve, efetuado em parceria com a Associação Oncológica do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, começou em setembro de 2005 e percorre todos os concelhos do Algarve, encontrando-se neste momento na sétima volta, sendo a convocatória, referenciação, gestão e monitorização do programa efetuado pelo Núcleo de Rastreios da ARS Algarve.
 
Em caso de dúvida (e se ainda não recebeu a carta a convidá-la para a realização do exame), contacte o Núcleo de Rastreio da ARS Algarve através da linha de atendimento 289 88 99 12 ou através do email rastreio.oncologico@arsalgarve.min-saude.pt.