Sociedade

Algarve “está a postos” para o Campeonato Nacional das Profissões 2020

 
 
Teve lugar no passado dia 12, no Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento do Instituto do Emprego e Formação Profissional, uma sessão de trabalho sobre o Campeonato Nacional das Profissões 2020 (Skills Portugal).

 
Segundo explica nota de imprensa do IEFP, o Algarve prepara-se, não só para garantir uma boa presença nos próximos Skills Portugal, que se realizam em Setúbal em 2020, mas também para acolher os Skills em 2022.
 
Os Campeonatos das Profissões, que se realizam em mais de 70 países, que têm uma fase nacional, europeia e outra mundial, constituem uma das mais poderosas ferramentas de valorização das profissões, de captação de formandos/alunos para o ensino profissional e a aprendizagem, e de promoção da qualidade da formação profissional.
 
Estiveram presentes na sessão de trabalho quase uma dezena de Escolas Secundárias que ministram Cursos Profissionais, as Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal, os Centros de Formação do IEFP, o Centro de Formação For-Mar, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, Escolas Profissionais e outras entidades que operam no âmbito da qualificação de jovens. 
 
Participaram igualmente técnicos do Município de Portimão, cidade que pretende acolher os Skills em 2022.
 
Na sessão de trabalho, para além de terem sido abordadas temáticas relacionadas com o ciclo dos campeonatos 2019 - 2021 (de Setúbal a Xangai), foram abordados aspetos práticos relativos à captação e treino de formandos, visando uma participação de sucesso.