Sociedade

639 confrades desfilam este domingo pelas ruas de Albufeira

 
Congresso Europeu de Confrarias Vínicas e Gastronómicas a decorrer em Albufeira.

 
Na abertura do XV Capítulo Extraordinário da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, no âmbito do XVII Congresso Europeu de Confrarias Vínicas e Gastronómicas, que decorre em Albufeira até domingo, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, frisou que com esta iniciativa, «Albufeira está a fazer História; sem as pessoas nada se faz e sem as instituições nada duraria, pelo que neste Congresso estamos a fomentar a nossa identidade e a promover a memória». Por seu turno, o Grão Mestre José Manuel Alves sublinhou a importância do lema da Confraria, “Amizade, Fraternidade e Lealdade” agradecendo o apoio e a «boa» organização do Município de Albufeira, salientando que um dos objetivos deste congresso é o de «tornar a Europa mais próxima, dando a conhecer os seus sabores e as marcas culturais das diversas regiões de cada país».
 
Segundo nota do Município, seguiu-se a cerimónia de entronização e nela, o presidente da Câmara Municipal de Monchique, Rui André, foi entronizado Confrade de Honra da Confraria dos Gastrónomos do Algarve. Mas não foi o único, entre os 639 confrades.
 
A cerimónia acolheu também novos membros da Confraria. O ritual desenrolou-se de acordo com a tradição, subindo cada um dos novos confrades ao palco onde receberam as insígnias por parte do GrãoMestre da Confraria, José Manuel Alves, do presidente do Conselho Fiscal, José Carlos Rolo e do presidente da Assembleia Geral da Confraria, Filipe Silva. O ritual implica ainda o toque da vara nos ombros e um juramento final, onde se jura, entre outras promessas, “em consciência e honra, defender em qualquer momento ou lugar, a gastronomia do Algarve”. Destaque também nesta cerimónia para uma emotiva homenagem a Gina Alves, confreira dos Gastrónomos do Algarve, recentemente falecida.
 
Com as suas capas medalhadas e ornamentadas de símbolos e estandartes, os elementos das 207 confrarias, nomeadamente as de Albufeira (Confraria Bacchus e Confraria do Frango da Guia), rumaram de seguida a Olhos de Água, onde os organizadores da “Festa da Sardinha” prepararam um repasto do mar, acompanhado dos vinhos de Albufeira. Como sobremesa foram escolhidos os doces de amêndoa, figo, laranja e alfarroba.
 
Um dos destaques vai para o cortejo dos 639 confrades, com os seus trajes e bandeiras, pelas ruas de Albufeira, a partir da Igreja Matriz, neste domingo, quando forem 12h30.