Sociedade

Maior abóbora do país volta a ser algarvia

Fotos|José Rui Santos (Facebook)
Fotos|José Rui Santos (Facebook)  
 
José Rui Santos, pequeno agricultor de Paderne, concelho de Albufeira, está de parabéns. Venceu esta semana, o II Concurso de Hortícolas Gigantes em Paredes, que premiou as maiores abóboras, melões, melancias e tomates, com a sua abóbora de 696 quilos.

 
José Rui Santos repete assim o feito ao sagrar-se campeão nacional, tendo conquistado também o primeiro lugar com uma melancia de 53 quilos.
 
A exposição das abóboras gigantes e a melancia podem ser apreciadas ao vivo até este domingo, na quinta de José Rui Santos em Almeijoafras - Paderne.
 
O concurso premiou ainda a abóbora mais bonita, a de Jerónimo Rocha, de Aguiar de Sousa e o maior tomate com 1,06 quilos, pertencente à produtora Celeste Coelho, de Rebordosa.
 
O agricultor algarvio tornou-se mediático pelas culturas de abóboras e melancias gigantes. Barman de profissão, é nas horas vagas que alimenta o hobby, dando muita atenção às suas culturas. 
 
Em 2019, cultivou uma abóbora que chegou aos 450 quilos, considerada a maior no Concurso Internacional de Hortícolas Gigantes em Paredes. Este ano voltou a vencer e ainda mais com uma melancia de peso.