Economia

Faro renova estatuto de melhor marca no Algarve e Portimão consegue subida histórica no ranking da Bloom Consulting Portugal

 
Faro volta em 2019, a manter o estatuto de melhor marca no ranking da região do Algarve e um dos melhores no ranking nacional na VI edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©.

 
Com a manutenção do 8º lugar nacional, Faro continua a afirmar-se como a referência algarvia para Negócios e Talento (Viver) conseguindo também o 3º melhor desempenho na dimensão de Visitar. 
 
Portimão consegue nesta edição alcançar a segunda posição com um desempenho de grande destaque (que lhe vale a distinção Marca Estrela do Algarve) num pódio fechado por Albufeira no 3º lugar. 
 
O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© avalia a atuação dos 308 municípios portugueses nas categorias Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver), mediante variáveis estatísticas e digitais. 
 
Para além da análise dos municípios portugueses num contexto nacional e por categoria, o Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© também dispõe de capítulos de análise regional, permitindo contextualizar o desempenho da marca de cada município na região em que se insere (Açores, Alentejo, Algarve, Centro, Lisboa, Madeira e Norte). 
 
Filipe Roquette, Diretor Geral da Bloom Consulting Portugal diz que “Faro continua a mostrar-se como uma marca de referência não só no Algarve mas também no contexto nacional”, afirmando ainda que “as mexidas no topo da tabela algarvia e constante melhoria de desempenho dos municípios desta região no Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© são prova da grande competitividade e investimento dos municípios do Algarve nas suas estratégias de marca” Filipe Roquette destaca também a distinção de Marca Estrela ao Município de Portimão: “Portimão consegue nesta edição a sua melhor posição de sempre, confirmando uma tendência de crescimento sustentável do seu desempenho de marca e atraindo cada vez mais interesse nacional e internacional manifestado em pesquisas proactivas online”.
 
Nesta 6ª edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, Faro continua a ser a grande referência da região algarvia. Tal como no ranking de 2018, o Algarve apresenta pequenas variações mas muitas mudanças nas posições. O grande destaque vai para Portimão (+1) que consegue pela primeira vez saltar da 3ª posição do Ranking Regional do Algarve para o 2º lugar e estrear-se também na liderança da dimensão "Visitar".
 
Apesar da ligeira descida, Albufeira (-1) continua firme no pódio em todas as dimensões da região. Tavira (-1) foi ultrapassada por Loulé que melhorou o seu desempenho de forma considerável no âmbito dos Negócios. Já a meio da tabela, Silves (+2) recupera as duas posições cedidas na edição passada, relegando Vila Real de Santo António (-1) e Olhão (-1) para as posições que detinham na edição de 2017. No Ranking Algarvio houve ainda lugar para mais uma mexida: Lagoa (+1) sobe ao 12º lugar deixando o 13º para Monchique (-1).
 
A nível nacional Faro está no 8º lugar entre os 25 primeiros do ranking, depois aparece Portimão no 16º e Albufeira no 19º lugar.A liderança pertence mais uma vez a Lisboa.
 
Já na área "Negócios" Faro está no 10º lugar e Albufeira na 23ª posição. Em "Visitar" Portimão ultrapassa Faro e está na 6ª posição a nível nacional, seguido de Albufeira no 7º lugar, Faro é 12º, Tavira 17º, Loulé 19º e Lagos é 23º.
 
No campo "Viver" Faro aparece no 15º lugar e Portimão no 18º.
 
Consultar estudo aqui:
 
Deixamos o ranking regional onde constam os 16 municípios:
O Portugal City Brand Ranking© é um estudo anual desenvolvido pela Bloom Consulting, baseado num algoritmo proprietário, que considera diversas fontes de informação relacionadas com as três dimensões analisadas: Negócios, Visitar e Viver. Os resultados finais deste ranking analisam as perceções sobre um concelho, classificam o seu desempenho de uma forma tangível e realista e medem o sucesso da marca de cada um dos 308 municípios portugueses.
 
A metodologia é composta por três variáveis base: a económica, turística e social, representada por dados estatísticos; a procura através das pesquisas online, captadas pela ferramenta Digital Demand – D2©; e a performance online, através da análise dos sites e das redes sociais oficiais de cada concelho. Desta forma concreta e rigorosa, é possível avaliar o desempenho e a eficácia dos diversos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes, observa a empresa.