Sociedade

Até domingo Albufeira «enche-se» de «Sabores do Mar Português»

Apresentação do evento na BTL
Apresentação do evento na BTL  
A partir desta sexta-feira e até domingo, Albufeira recebe os “Sabores do Mar Português”, num Congresso que vai reunir 207 confrarias de oito países, num total de 639 confrades, para defenderem a sua gastronomia e os seus produtos e, eventualmente, obterem um dos Prémios AURUM.

 
A autarquia faz saber que, o tema do presente do Congresso evoca, entre outros, "o aroma do mar, o odor do peixe fresco, o travo dos frutos do mar".
 
Trata-se do XVII Congresso Europeu de Confrarias Vínicas e Gastronómicas promovido pelo CEUCO-Conselho Europeu de Confrarias, que realiza todos os anos o seu Congresso Europeu, mediante candidaturas dos países membros.
 
Este é o segundo Congresso realizado em Albufeira: o anterior foi em 2011 e, segundo os responsáveis pela organização, "as expectativas para esta edição são grandes".
 
A organização está a cargo do Grão-Mestre José Manuel Alves, fundador da Confraria dos Gastrónomos do Algarve e Vice Presidente do CEUCO.
 
O Presidente do Município, José Carlos Rolo está confiante de que será «um momento de grande relevo para o turismo e para a identidade de Albufeira». A cidade espera ter mais de meio milhar de pessoas, de vários países, entre confrades e congressistas, e neste momento «temos já cerca de 1300 dormidas, pois uma parte significativa dos participantes deste congresso não vai embora logo no domingo».
 
O autarca, e também Confrade da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, salienta ainda a notoriedade dos Prémios AURUM como «prémios de grande repercussão, que acentuam a gastronomia enquanto símbolo de identidade e promovem a economia». 
 
Os AURUM conferem um elevado reconhecimento do património gastronómico e enófilo das diversas regiões. «No ano passado, no Congresso de Atenas, o Algarve foi considerado o melhor destino gastronómico da Europa e esperamos reiterar esta posição», sustenta o edil.
 
O CEUCO é composto por oito países: Espanha, França, Itália, Portugal - que foram os países fundadores - e Hungria, Grécia, Bélgica e Macau. 
 
Esta edição integra 24 Confrarias: Confraria da Broa de Avintes, Confraria da Geropiga de Moinhos, Confraria da Ovelhã, Confraria da Pedra, Confraria da Sopa do Vidreiro, Confraria do Arinto de Bucelas, Confraria do Azeite, Confraria do Cabrito Estonado, Confraria do Espumante, Confraria do Leitão da Bairrada, Confraria do Pinhal-Rei Leiria, Confraria do Queijo de S. Jorge, Confraria do Vinho de Carcavelos, Confraria dos Saberes e Sabores no Lousal, Confraria dos Enófilos do Alentejo, Confraria dos Ovos Moles de Aveiro, Confraria dos Sabores Poveiros, Confraria Enogastronómica Sabores do Botaréu, Confraria Gastronómica de Almeirim, Confraria Gastronómica do Alentejo, Confraria Gastronómica Lamego, Real Confraria da Matança do Porco, Real Confraria das Cebolas e a Confraria dos Gastrónomos do Algarve.
 
Todas as Confrarias deste Congresso serão recebidas pelo Presidente da Câmara, com os confrades devidamente trajados, às 10h00 de amanhã, no Auditório Municipal, onde terá também lugar o capítulo extraordinário da Confraria dos Gastrónomos do Algarve e a atuação do Grupo Coral da Portela, “Cantigas de Baco”. Depois desta cerimónia, às 13h30, o Largo dos Pescadores de Olhos de Água acolhe uma mostra de produtos da lota, bem como a degustação e promoção de vinhos portugueses. 
 
Um dos destaques vai para o cortejo dos 639 confrades, com os seus trajes e bandeiras, pelas ruas de Albufeira, a partir da Igreja Matriz, no domingo, quando forem 12h30.